quinta-feira, 23 de abril de 2009

AULA 2 - FUNÇÕES DA LINGUAGEM

É importante conhecer bem as funções da linguagem, para perecebermos as diferenças e semelhanças entre os vários tipos de mensagem. Aplicando-as em nossos textos, podemos planejar o que escrevemos, fortalecendo a eficácia e a expressividade das mensagens.

As 'funções da linguagem' estão vinculadas a cada um dos elementos que compõem o "ato de comunicação":


- Função Expressiva/ Emotiva (Emissor)
Expressa opiniões ou sentimentos do emissor. Muitas vezes a função se evidencia pelo uso de pronomes e verbos na 1ª pessoa.


Ex: Na capa do argentino 'Diário Esportivo Olé', os autores do texto se deixam levar pela emoção, e não perdoam a seleção local, após mais uma derrota para o Brasil.


- Função Conativa/ Apelativa (Destinatário)
É catacterizada pela intenção do emissor de persuadir o destinatário, ou seja, fazer com que o destinatário atenda aos interesses do emissor. Predominante em textos publicitários.



Ex: Na propaganda acima, o Depto. de Marketing do São Paulo faz uso da função apelativa, com uma abordagem agressiva, oferecendo o produto (camisa) antes que ele fique ultrapassado.

- Função Referencial (Referente)
Uso da linguagem com a finalidade de informar, expor situações, transmitir idéias/ informações.


Ex: Nada melhor para simbolizar a 'Função Referencial' como a capa da principal revista esportiva do país.


- Função Fática (Canal)
Uma das funções mais presentes no nosso cotidiano. Corresponde ao emprego da linguagem com a intenção primeira de chamar a atenção do destinatário, e prender sua atenção. Ou seja, o objetivo é manter o canal aberto.


Ex: A capa da revista Trivela apresenta um título que desperta a atenção do leitor, que de imediato tem a intenção de comprar a revista e saber mais sobre o polêmico técnico Vanderlei Luxemburgo.


- Função Metalinguística (Código, Linguagens)
Podemos entender melhor essa função, analisando-se a origem da palavra "metalinguística":

Meta = objetivo
Linguística = linguagem

Ou seja, toda vez que a linguagem é empregada pra explicar a si mesma.
Essa função tem a linguagem como objetivo, usa o código pra explicar a própria linguagem que é utilizada.



Ex: Os editores usam o próprio jornal para corrigir um erro gramatical da edição anterior.


- Função Poética/ Estética (Mensagem)
Em alguns casos, a mensagem, além de apresentar conteúdo, também se preocupa com o arranjo da linguagem, com a estética. Se caracteriza por criar uma novidade, um efeito que desperte a atração do senso estético no destinatário.







Ex: A torcida do São Paulo foi ao delírio com mais um título brasleiro. Resultado: a antiga camisa 5-3-3 teve de ser reformulada.

Nenhum comentário: