quinta-feira, 23 de abril de 2009

AULA 1 - ATO DE COMUNICAÇÃO

O "ato de comunicação" é composto por 6 elementos, indispensáveis para que a comunicação possa acontecer. Conheceremos melhor cada um desses itens a seguir, seguindo sempre o exemplo citado na figura abaixo:





- EMISSOR

É o responsável pela produção da mensagem. É dele que vai se originar a mensagem que chega ao destino final.
Ex: A figura acima retrata um outdoor onde a diretoria do Botafogo convoca a torcida alvinegra a ir ao Maracanã prestigiar o time na final do campeonato. Nesse caso, a diretoria do Fogão representa o EMISSOR!!!



- MENSAGEM

É o texto em si, ou seja, tudo aquilo que o emissor transmite ao destinatário. Pode, inclusive, ser dividida em 'significado' (o que se transmitiu) e 'significante' (elementos utilizados pra elaborar a mensagem).
Ex: Na figura-exemplo, a mensagem são as palavras mais o símbolo do clube, usados para se convocar a torcida botafoguense.



- CÓDIGO
A mensagem é sempre transmitida através de um código, uma linguagem que pode ser não-verbal, ou verbal.
Ex: No exemplo exposto, o emissor faz uso das duas linguagens. Verbal, com as frases de efeito, e não-verbal (símbolo do clube).




- CANAL/ CONTATO
Para se transmitir a mensagem, é necessário um suporte, ou seja, um veículo que possa conduzí-la ao destinatário.
Ex: O outdoor é o suporte utilizado pela diretoria botafoguense pra mandar o seu recado ao torcedor.


- REFERENTE

É tudo aquilo que está envolvido desde a produção da mensagem, até o momento em que o destinarário a recebe.
Ex: Todo o contexto do outdoor na via pública, as pessoas que passam pelo calçadão e leem o texto produzido, correspondem ao 'referente'.



- DESTINATÁRIO
É o alvo da mensagem, a quem de fato é direcionada a mensagem do emissor.
Ex: Os torcedores do Botafogo, que passam pela rua e se deparam com o outdoor.



Nenhum comentário: