segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vanderlei Luxemburgo da Silva

Foto histórica de Luxemburgo ainda como jogador, no ano de 1978, ao lado de grandes craques. Em pé: Toninho Baiano, Nelson, Manguito, Raul Plassmann, Capergiani e Júnior.
Agachados: Elicarlos, Adílio, Cláudio Adão, Zico e Vanderlei Luxemburgo




Vanderlei Luxemburgo da Silva, ex-jogador do Clube de Regatas do Flamengo (foto acima) , é o maior técnico ganhador de campeonatos brasileiros da história. Luxa já papou 5 títulos nacionais, por 4 clubes diferentes.

O técnico livrou o Palmeiras de uma fila de 17 anos faturando o paulistão-93, ante o arqui-rival Corinthians. E o bicampeonato brasileiro nos anos de 1993, derrotando o Vitória na final; e em 94, contra o Corinthians, no Pacaembu.

Pelo Timão, Luxa também foi campeão brasileiro no ano de 1998, no comando do famoso time que se formaria campeão brasileiro em 99 e campeão mundial em 2000, encabeçado pelo histórico sexteto Vampeta-Rincón-Marcelinho-Ricardinho-Edílson-Luizão, entrando pra história dos ilustres treinadores campeões pelos grandes arqui-rivais, ao lado do eterno Oswaldo Brandão, campeão paulista com o alviverde por três vezes, e campeão também comandando o Corinthians, no histórico fim do jejum do alvinegro do Pq. São Jorge em 1977.

Luxemburgo fracassou no comando da seleção brasileira em Sidney-2000, quando o Brasil de Ronaldinho Gaúcho perdeu na morte súbida da prorrogação da inexpressiva seleção de Camarões, que jogava com 2 jogadores a menos.

Mas o técnico mostrou que sua praia mesmo é o futebol de clubes, e foi fazendo história ao faturar a tríplice coroa pelo Cruzeiro de Alex, Deivid e cia. em 2003, ganhando o campeonato mineiro, a Copa do Brasil e o campeonato brasileiro.

Em 2004, venceu o campeonato brasileiro pelo Santos Futebol Clube de Elano-Ricardinho-Robinho, se sagrando o único técnico pentacampeão nacional como treinador, nos anos 1994/1995/1998/2003/2004. Pelo Peixe, ainda conquistaria o bicampeonato paulista 2006/2007 , pondo fim a uma fila de 22 anos dos alvinegros sem titulos paulistas.

Teve um bom início a frente do Real Madrid, mas pela falta de paciência da diretoria do clube merengue, além da falta de "sintonia" entre os galácticos Beckham, Roberto Carlos, Raul e Ronaldo, teve o contrato rescindido e voltou ao Brasil.

No início da temporada, Luxa assumiu novamente a Sociedade Esportiva Palmeiras, e já deu o título de campeão paulista-2008 à torcida do Verdão.

A cada novo trabalho, Vanderlei Luxemburgo da Silva comprova sua competência e capacidade. Alguém duvida que o técnico pode conquistar, em algumas semanas, o sexto título nacional?






Um comentário:

Unknown disse...

O luxa é mala mas é foda, temos que admitir! Quero ver vc na comemorando esse título com a gente Alê...

Abraços,

Rafa Carvalho